Os leitores fieis vão muito além de simples leitores, esses chegam em nossos sites esporadicamente, e as vezes nunca mais voltam… Já os fieis voltam sempre em nossos sites para conferir o que há de novo, são essas pessoas o melhor tipo de tráfego que podemos ter.
Porem a maioria das pessoas tem dificuldades em conseguir esse tipo de tráfego em seus sites, os motivos para que um blogueiro ou webmaster não consiga leitores fieis em seus blogs e sites são vários, por isso resolvi reunir nesse post oito prováveis motivos para que você possa analisa-los e buscar por soluções.
Veja os motivos que fazem suas visitas caírem e como você pode corrigi-los para que elas voltem a subir.
Você escreve para o Google
Todos muito que mantem um site ou blog na internet deseja estar bem indexado nos motores de busca, em especial o Google que concentra o maior tráfego na internet, com isso muitos blogueiros e webmasters passam a escrever para os bots e se esquecem dos seus visitantes.
Grande erro de estratégia, quem deixa seus visitantes de lado e passa a priorizar os bots certamente irá não só afastar seus leitores como perderá posições no Google, pois o Google prioriza os conteúdos de qualidade e a boa navegação dos usuários, e trabalha a cada dia para penalizar os blogs que priorizam fatores diferentes.
Falta de atualizações
A falta de atualizações é algo que afasta leitores a curto e médio prazo. Vejamos: se você entra em um site por três vezes e ele continua igual à primeira vez, o que você faz? Pára de entrar, claro!
Solução: Não deixe seu site muito tempo sem atualização! Se você vai viajar, deixe seusposts agendados! Se você usa WordPress ou Blogger é super fácil deixar posts prontos para serem publicados em datas pré-agendadas. Agora, se o problema é falta de assunto, que tal ler essepost?
A falta de atualizações é algo que afasta leitores a curto e médio prazo. Vejamos: se você entra em um site por três vezes e ele continua igual à primeira vez, o que você faz? Pára de entrar, claro!
Solução: Não deixe seu site muito tempo sem atualização! Se você vai viajar, deixe seusposts agendados! Se você usa WordPress ou Blogger é super fácil deixar posts prontos para serem publicados em datas pré-agendadas. Agora, se o problema é falta de assunto, que tal ler essepost?
Layout cansativo
Muitos webmasters enchem seus sites e blogs de banners, alegorias, coisas piscantes e combinações de cor que cansam a visão dos leitores, tornando desagradável a experiência no seu site.
Solução: Se esse é o seu caso, que tal contratar um profissional? Se a grana está curta, consulte algum amigo designer para dar uma mãozinha e pelo menos apontar os erros para que você mesmo possa tentar corrigir. Ainda assim, sugiro sempre contratar um profissional. Pense nisso como um investimento para seu site!
A usabilidade do seu site é ruim
Praticamente uma continuação do item anterior. Muitos webmasters se esquecem de prezar pela boa usabilidade de seus projetos, manter um conteúdo de extrema qualidade que seja em um layout de baixa qualidade é como dar um presente caríssimo em uma embalagem de pão, a embalagem acaba desvalorizando o presente, e com o seu site não é diferente, por isso é importante que tenha um layout bem organizado, sem parafernálias inúteis, de forma que garanta aos seus visitantes uma navegação facilitada e simples.
Posts repetitivos
Será que você não anda insistindo sempre nos mesmos assuntos? Vá até a seção de categorias no painel do site (no caso do WordPress) e verifique se não tem uma categoria com poucos posts e outra com posts demais.
Solução: Simples. Escreva mais posts na categoria que tem poucos, tentando manter a quantidade equilibrada entre as categorias. Nunca deixe uma categoria chegar ao dobro de posts de outra.
Artigos superficiais
Caso 1. Você está pesquisando sobre determinado assunto e acha um site com um post de apenas 2 parágrafos, sendo que você tem certeza que um deles foi “chupado” da Wikipedia. Você voltaria a esse site uma segunda vez?
Caso 2. Em outro site você acha seis parágrafos bem explicados sobre o assunto e ainda sugestões de outros posts que te levam a ainda mais leituras.
Você voltaria ao site do caso 2? Recomendaria o site a amigos que gostam do assunto? Pois seus leitores também agem assim!
Solução: Se você vai escrever algo mas está com preguiça, escreva outra hora. Desista de falar sobre algo para tentar pescar para-quedistas do Google. Eles vão entrar, achar o texto fraco e fechar o site, aumentando sua taxa de rejeição. Não estou dizendo que você deve encher linguiça escrevendo textos enormes. Tente aprofundar o assunto e escreva um texto que você mesmo gostaria de ler.
Conclusão
Espero ter conseguido demonstrar que muitas vezes o principal culpado pelas poucas visitas é você, webmaster ou blogueiro. Para resumir tudo em uma frase: trate usuário como você gostaria de ser tratado e as visitas virão! Apliquem as dicas e vou esperar pela melhora dos seus sites.
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