Confira uma lista de filmes para esta noite de sexta-feira 13

on 13 de dez. de 2013


Quem quiser curtir a noite desta sexta-feira 13 no clima da noite do horror (ou do azar) tem muitas opções de filmes para além da clássica franquia protagonizada pelo personagem Jason que ao longo dos anos associou a data ao cinema de horror.
NOSFERATU (1922)
O filme:
 Clássico absoluto, é um genérico do Drácula de Bram Stoker que o diretor alemão F.W. Murnau criou e inseriu na galeria dos grandes títulos (e personagens da história do terror). Max Screck é o ator que encarna o anti-herói. Em 1979, Werner Herzog e Klaus Kinski fizeram a sua versão do personagem.
A inspiração: É a história de Drácula. Sem conseguir convencer os herdeiros de Bram Stoker de liberar os direitos da obra, Murnau criou uma trama inspirada na lendária figura literária que seria tantas vezes adaptada posteriormente, inclusive por Francis For Coppola (em 1990).
FRANKENSTEIN (1931)
O filme: 
A pesada maquiagem de Boris Karloff ilustra a versão definitiva e mais icônica na cultura pop do monstro imaginado por Mary Shelley.
A inspiração: Entre tantas outras adaptações da matriz literária, Kenneth Branagh digiriu a sua em 1994.
PSICOSE (1960):
O filme: O psicótico Norman Bates obedece as ordens de sua falecida mãe, cujo corpo é mantido num local secreto em sua morada próximo ao hotel que gerencia. Ele assassina aqueles que decidem parar no local, como a ladra Marion Crane (Janet Leigh). A direção é do mestre do suspense Alfred Hitchcock.
A inspiração: O autor da obra original de Psicose, Robert Bloch, baseou o personagem no famoso assassino de Wisconsin, Ed Gein, que em 1957 foi preso por ter cometido dois crimes por enxergar nas vítimas a figura de sua falecida mãe.
A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
O filme:
 Maior clássico do cultuado diretor do gênero George A. Romero, narra a fuga de um grupo de pessoas que se refugia de um ataque de zumbis em uma casa de campo. Nos anos 2000, o diretor Jeff Broadstreet fez dois longas em 3D inspirados no filme.
A inspiração: Não é o primeiro filme de zumbis da história do cinema, mas será para sempre lembrado como o marco-inicial das ondas posteriores desse subgênero caracterizado pelo delírio inventivo de seus autores.
O EXORCISTA (1973):O filme: A conhecidíssima história da possessão da menina Reagan MacNeil (Linda Blair), em Georgetown. Para resolver o problema dois padres são chamados para realizar um exorcismo. Direção: William Friedkin.
A inspiração: O roteirista teria lido um artigo na Universidade de Georgetown sobre um exorcismo realizado com um menino de 12 anos, Roland Doe, de Mount Rainier, Maryland, em 1949. Após umas manifestações estranhas na casa, como barulhos inexplicados e pratos que voavam das prateleiras, o garoto tentou entrar em contato com sua falecida tia e passou a apresentar sintomas de possessão e passou por sessões de exorcismo. Detalhes sobre a verdade dos fatos foram escondidos da mídia propositadamente durantes bastante tempo.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974):
O filme:
 Uma família canibal vive no Texas e mata pessoas com o intuito de utilizar a carne para se alimentar e vender. O destaque está na figura de Leatherface, que, como o nome diz, veste em seu rosto a pele de suas vítimas. O longa ganhou uma refilmagem recente.
A inspiração: Além de Psicose, o assassino Ed Gein também inspirou este filme, já que, além de matar mulheres nas quais enxergava sua mãe, ele utilizava os corpos para decorar a casa e vestia a pele das vítimas com a intenção de se tornar uma mulher.
HELLOWEEN (1978)
O filme:
 Maluco foge do sanatório onde estava preso e toca o terror durante o Dia das Bruxas. O filme do diretor John Carpenter, mestre do terror psicológico, ganhou nada menos do que seis sequências e duas refilmagens desde seu lançamento. E isso que foi feito com baixíssimo orçamento (quando Carpenter ainda era pouco conhecido) e muitos improvisos de figurinos e cenários.
A inspiração: O personagem principal, Michael Myers, foi inspirado em um garoto que Carpenter conheceu em um hospital psiquiátrico. Ele estava olhando por uma janela (cena que foi recriada no filme) e viu nele olhos tão cheios de ira que ficou impressionado. Além de dar início a uma longa franquia, inspirou a própria série Sexta-feira 13.
HORROR EM AMITYVILLE (1979)O filme: A família Lutz se mudou para uma casa próxima a um rio, onde houve um assassinato em massa no ano anterior. Eles testemunharam uma série de eventos paranormais malignos no local. O filme de Stuart Rosenberg também ganhou uma refilmagem recente (em 2005).
A inspiração: A família teria presenciado em sua nova casa, na avenida Ocean 112, durante quatro semanas, vozes sinistras, mudança de temperatura, inversão dos crucifixos. Na casa, foram tiradas diversas fotos da casa com câmeras especiais e uma delas traz um menino com olhar demoníaco. Há quem diga, no entanto (inclusive em livros) que tudo não passou de uma parceria entre a família e o autor do livro para vender exemplares.
O ILUMINADO (1980)
O filme: Clássico cultuado de Stanley Kubrick, protagonizado por Jack Nicholson. Na trama, um escritor fracassado é assombrado por fantasmas em um hotel de luxo que o obrigam a matar sua mulher e seu filho.
A inspiração: Adaptação do romance homônimo de Stephen King.
A HORA DO PESADELO (1984):O filme: Uma jovem começa a ter pesadelos assustadores. Enquanto guarda apenas para si estas terríveis experiências noturnas, suas amigas do colégio também estão compartilhando o mesmo tipo de sonho. Porém, quando uma das garotas acaba sendo brutal e misteriosamente assassinada durante o sono, Nancy procura a polícia, mas seus relatos são ignorados pelos policiais. O clássico oitentista de Wes Craven foi refilmado em 2010.
A inspiração: O autor se inspirou num artigo que leu no LA Times que relatava a morte de pessoas durante o sono no Sul da Ásia. Famílias imigrantes morreram durante um pesadelo, sem que houvesse conexão entre eles. Um deles era filho de um físico, de 21 anos, que não queria dormir por conta dos pesadelos, apesar da insistência da família. Após finalmente pegar no sono, a família ouve barulhos no quarto e corre, mas ele já estava morto. Uma autópsia foi realizada e não houve constatação de ataque cardíaco; ele morreu de causas inexplicadas.
POLTERGEIST – O FENÔMENO (1984)
O filme:
 Tobe Hooper dirige este filme no qual uma garotinha é sequestrada por forças sobrenaturais, e sua família chama parapsicólogos para ajuda-la. O filme ganhou duas sequências, virou série de TV e tem uma refilmagem engatilhada, com estreia prevista para 2014 (a direção será de Sam Raimi).
A inspiração: A trama é muito parecida com um episódio da série de televisão norte-americana Twilight Zone chamada Little Girl Lost, que teria servido de inspiração para o filme.

0 comentários:

Postar um comentário