Aprenda 3 bases para uma estratégia de e-mail marketing eficaz

on 2 de dez. de 2014
Se compararmos o e-mail com os queridinhos da vez, Facebook e Twitter, pasmem, o e-mail ganha. Segundo a Responsys, uma das líderes deste mercado, são enviados diariamente 100 vezes mais e-mails do que posts no Facebook e Tweets juntos. Fica claro que o e-mail marketing é uma ferramenta fundamental no relacionamento digital de qualquer empresa.



Por outro lado, como consumidores, somos bombardeados diariamente com centenas de e-mails indesejados, nos levando a pensar que não queremos fazer o mesmo com os nossos clientes. A solução para este problema está em desenvolvermos uma estratégia para, de maneira eficiente e eficaz, chegarmos até o público alvo sem causar nenhum — ou quase nenhum — desconforto.Leonardo Kelmann, gerente de negócios do Grupo Comunique-se, lista os principais pontos que podem garantir o sucesso da estratégia de e-mail marketing da sua empresa. Confira:
Quando pensamos em estratégia de marketing, devemos olhar por três ângulos diferentes: a Prospecção, a Manutenção do Ciclo e o Relacionamento.

Para Prospecção, precisamos pensar em como trazer novas pessoas para nossa lista de e-mails. Não qualquer pessoa, mas sim, aquela interessada em nosso produto. Parece complicado, mas não é. Vamos pensar: onde os nossos clientes estão? Visitando nosso site, fazendo buscas na internet, participando de eventos, entre outros lugares. Se colocarmos as “iscas” certas, como brindes, conteúdos, cursos ou descontos, em troca de alguns dados: bingo! Assim sua lista será cultivada. Exato, o verbo aqui é "cultivar". Você planta a semente para colher aos poucos, e sempre.
Quando falamos em Manutenção do Ciclo, o objetivo é manter o seu prospect acolhido e quente, para lhe entregar o conteúdo que veio buscar. A palavra chave aqui é "segmentação". Você deve estar pensando que dá trabalho. Sim! Mas nutre o seu público. Faz com que ele se lembre de você, se relacione e compre.
E por falar em Relacionamento, aqui está o terceiro pilar. Hoje, conteúdo é o que não falta na internet e esta é a sua oportunidade de diferenciação. Aqui você pode mostrar relevância e ser uma referência para o seu cliente. A palavra de ouro é "engajamento". Seu cliente tem que ser seu fã, curtir você no mundo real e não só no virtual. Para isso, é fundamental que você o conheça.
Se considerarmos estes pontos como base, os demais temas, muito falados em e-mail marketing — ferramenta, design, frequência, entre outros — serão apenas instrumentos para que a sua estratégia seja um sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário